• Login:   
  • Senha:   

A SBOC

Em 1999 quando criamos o capítulo Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clinica como caminho natural da politica implementada pela Dra. Lucilda Cerqueira num processo de descentralização para tentar aumentar a repercussão das políticas implementadas pela sociedade nacional, vimos que em nosso estado havia uma união e participação dos oncologistas clínicos, difícil de ser repetida em outros lugares.

Desde a primeira gestão do Dr. Roberto de Almeida Gil além de eventos científicos importantes a SBOC-RJ se fez presente no palco das lutas que travamos então no sentido do fortalecimento da nossa especialidade.

Neste primeiro mandato realizou-se o I Simpósio Internacional do Câncer na Mulher, evento que nos aproximou de outras especialidades e sociedades. Além disso, no final do ano, realizou-se um jantar de confraternização (Forte Copacabana) com maciça participação de médicos e autoridades do estado, se tornando então uma tradição que vem se repetindo todos os anos.

A gestão do Dr. Mário Alberto Costa além de dar periodicidade aos eventos científicos regionais aprofundou o processo de organização do capítulo. Subsequentemente o Dr. Mauro Zukin, Dr. Eduardo Lamarca conseguiram sempre manter projetos de educação continuada além de manter a sociedade presente na defesa corporativa de seus associados.

Apesar de todas as dificuldades a sociedade cresceu, ganhou um espaço estrutural melhor, mantém um jornal informativo e é um dos poucos capítulos regionais que se mantém com regularidade de atividades.

Dr. Roberto de Almeida Gil voltou a ser presidente da entidade na gestão 2008/2009 e atualmente a Dra. Maria de Fatima Dias Gaui vem mostrando grande empenho no sentido de torná-la ainda mais participativa.

Sabemos que a existência de tudo isso só foi possível pela participação efetiva dos oncologistas cariocas e fluminenses. Reconhecemos também que muita ainda há para fazer, mas certamente sentimo-nos orgulhosos de sermos uma das mais atuantes regionais da SBOC.